A Motorola anunciou em evento em São Paulo o lançamento do Moto E, do Moto G 4G e de seu app
Alerta, por enquanto exclusivo do Moto E. O presidente mundial da empresa, Rick Osterloh, e seu vice-presidente de marketing de produtos, Steve Sinclair estavam presentes, assim como todo o staff da Motorola no Brasil. Os executivos falaram sobre concorrência, sobre os seus desafios e o posicionamento da Motorola neste mercado competitivo de smartphones. Saiba quais foram os 5 fatos mais importantes revelados no evento.
 |
Moto E / Android PIT BR Calabouço do Android 2014 |
1) O Moto G é o maior case de sucesso da MotorolaEm apenas 5 meses de vendas, ele não é só o mais vendido da empresa no Brasil, mas também no mundo, em toda a história da Motorola. Aliás, o Brasil é o segundo maior mercado do Moto G, atrás apenas dos EUA. A Motorola aproveitou o evento para lançar também o Moto G 4G e com slot de expansão de memória interna.
2) A Motorola garante as atualizações de software
Rick fez questão de alfinetar a Samsung algumas vezes, sobretudo quando sugeriu que a coreana abandona os usuários ao não oferecer atualizações. Recentemente a Samsung confirmou que não haverá atualização para o Galaxy S3, por exemplo. Rick aproveitou para reiterar seu compromisso com o usuário. “Oferecemos atualizações de software mais rápido que qualquer outro fabricante. A Motorola não abandona seus consumidores.” De fato, os números apresentados pelo CEO não deixam dúvidas: a companhia trouxe o update do KitKat 19 dias após o lançamento do Moto G. A LG levou 116 dias para oferecer um update do LG G2, e a Samsung, 106 dias para o Galaxy S4, como comparação.
3) Moto G e E estão abaixo do preço médio dos smartphones no mundo
Segundo a Motorola, o preço médio de um smartphone no Brasil é de R$ 625, um pouco abaixo da media mundial, de $337. Rick enfatizou que o Moto E esta abaixo dos dois valores. Começando por R$ 529 com o Moto E e chagando a R$ 799 no Moto G com 4G, os aparelhos intermediários da Motorola tem especificações boas para a categoria e por isso são tão bem aceitos no mercado.
 |
Apresentação Moto E / Android PIT BR Calabouço do Android 2014 |
4) Foco nos países emergentes
O Moto G é o smartphone mais vendido no Brasil e no México. Na Índia, ele esgotou no primeiro dia de vendas. Apesar de reconhecer que alguns perfis de usuários nos Estados Unidos e Europa se atraiam pelos smartphones de baixo custo da empresa, é incontestável o apelo que estes aparelhos tem em mercados emergentes como o Brasil. Nos mercados emergentes, o Moto E quer ser o primeiro smartphone daqueles que estão migrando dos feature phones.
5) Mesmo nos “low-end”, a Motorola faz smartphones de qualidade
O CEO mais uma vez cutucou a Samsung ao exibir um comparativo entre o Galaxy frame e o Moto E. Segundo ele, “os concorrentes fazem aparelhos low-end com materiais de péssima qualidade, software desatualizado, e sem recursos relevantes. Na Motorola é diferente e o Moto E vai mostrar isso”, finalizou.
E você, o que acha do posicionamento da empresa?