Com o lançamento do KitKat, em outubro de 2013, o mundo conheceu a
regra dos Nexus! Ou seja, a Google informou oficialmente que não oferecerá suporte à atualizações após 18 meses do lançamento de um dispositivo. Como prova, não atualizou o Galaxy Nexus para KitKat e parece que este será o mesmo caminho seguido com relação ao Nexus 4 e Nexus 7 (2012). No dia 26 de junho, logo depois que a versão prévia do L chegou para desenvolvedores, um programador reclamou o código do L para testes também para o Nexus 4 e o Nexus 7 (2012), o tópico completo você confere
aqui. Acontece que a resposta do time do Android foi seca:
As imagens do sistema da versão prévia do L para desenvolvedores são apenas para o Nexus 5 e o Nexus 7 2013 (wi-fi). Se você não possui um destes dispositivos, nós também oferecemos o emulador do Android como suporte para a versão prévia do L para desenvolvedores para que os programadores possam testar seus aplicativos. Veja uma demonstração realizada durante o workshop "O que há de novo no Android Development Tools", durante o Google I/O 2014 (
https://www.google.com/events/io/io14videos/ac46ad42-19c0-e311-b297-00155d5066d7).
Devido ao fato de termos este posicionamento por parte dos "cabeças de área" do Android e da afirmação da Google com relação à atualização dos dispositivos Nexus, não vejo o Android L chegando para o usuários do Nexus 4 e Nexus (2012). Aliás, antes que alguém venha dizer que a versão do Android L para desenvolvedores é apenas para que a comunidade teste seus aplicativos e otimize os mesmos para a nova versão, o fato é que o comportamento da equipe do Android, quer você goste ou não, é bem consistente e costuma manter apenas dois dispositivos rodando com a última versão do SO. No ano passado, isso aconteceu com o Nexus 4, no lançamento do Nexus 5, agora, é provável que tenhamos o lançamento do Android L em conjunto com a chegada do Nexus 6, o que tornaria o Nexus 5 o smartphone na linha de sucessão dos aparelhos que receberão a nova versão do Android, mas o Nexus 4 não.
Se eu concordo com essa posição do Big G? Não, eu tenho um Nexus 7 (2012) e não gostaria de ver o tablet desatualizado, ainda mais depois de ver as novidade da UI introduzidas pelo L. Porém, consigo entender as razões para colocar o Nexus 7 (2012) de lado. Agora o Nexus 4, assim como o Nexus 5, foi pensado para ser um dispositivo para desenvolvedores, e pegando como base os programadores do AndroidPIT, onde 2/3 utilizam o aparelho como ferramenta de trabalho, penso que é um erro descontinuar o update do OS para estes aparelhos.
E aí, você acha que a Google vai seguir a justificativa dos 18 meses e não atualizar os dispositivos Nexus 4 e Nexus 7 (2012) ou teremos uma mudança de planos este ano?