O Samsung Galaxy Alpha foi lançado há menos de um mês, mas não foi possível realizar um teste até agora. A IFA em Berlim foi o cenário perfeito para o nosso primeiro hands-on. Aqui nós mostramos nossas primeiras impressões sobre o dispositivo!
Desenho & Qualidade de Construção
A primeira coisa em que você repara ao ter em mãos o Samsung Galaxy Alpha é o design e, especialmente, a borda de metal. É muito elegante e atende às expectativas. Além disso, o aparelho é ergonômico e bastante leve. Por outro lado, devo dizer que senti as bordas de alumínio um pouco afiadas ao passar a mão por elas.

Assim como o Note 4, a borda do Galaxy Alpha é ampliada na região da entrada do fone de ouvido. Ele também possui o mesmo acabamento fosco na parte da frente, mas a borda não tem a mesma cor que a carcaça, que no nosso caso era preta. No lado direito temos o botão de ligar / desligar, bem como os controles de volume do lado esquerdo. Ambos são firmes e bastante elegantes. Na parte inferior encontramos um alto-falante - muito melhor construído do que o do Note 4 ou do Galaxy S5 - além de um microfone e uma porta USB.

A tampa traseira se assemelha um pouco à do S5, mas as covinhas são menores. Vale dizer que o toque é muito melhor do que o do S5, aparentando um acabamento de melhor qualidade. Ele pode ser usado perfeitamente com uma das mãos, mesmo que sejam pequenas como as minhas. A espessura de 6,7 milímetros e o peso de 115 gramas contribuem para um melhor manuseio.

Tela
A tela é de 4,7 polegadas, o que eu pessoalmente considero um tamanho decente. As cores são muito brilhantes e com boa representação. Algo que eu gostei é que as molduras de tela foram ligeiramente reduzidas em comparação com o S5. Mais uma vez, um pequeno detalhe que faz com que este dispositivo ganhe pontos no quesito elegância.

O Galaxy Alpha tem resolução HD, ou seja, de 1280 x 720 pixels. Em resumo, os ângulos de visão não decepcionam, e a tela é nítida e brilhante, considerando que em showrooms e feiras a luz geralmente é um pouco problemática.
Software
No Galaxy Alpha encontramos os Android 4.4.4 KitKat e a última versão do TouchWiz. Lembra bastante o Galaxy S5, trazendo algumas funções como o modo de Ultra economia, S Health (lembre-se que este aparelho também traz um sensor de frequência cardíaca na traseira) e Modo Privado. Infelizmente, não pude aprofundar esses recursos de software, mas ouso dizer que deve funcionar como no Galaxy S5.
O Samsung Galaxy Alpha também é equipado com um sensor de impressão digital localizado no botão Home. Sendo um aparelho mais compacto, o uso deste tipo de desbloqueio se torna bastante confortável.
Performance
Devido ao tempo limitado que eu tive para testar o smatphone, não posso dizer muito sobre o seu desempenho. Eu só posso oferecer dados técnicos, ou seja: um processador Exynos Octa Core, que combina um Quad Core a 1,8 GHz com um Quad Core a 1,3 GHz - tudo isso aliado a 2 GB de RAM. Posso dizer que, enquanto estava a navegar pela interface, não notei atrasos.
Câmera
A câmera de 12 MP tem o mesmo software que o Samsung Galaxy S5. Assim, quando você abrir o aplicativo de câmera, encontramos alguns modos de disparo (é possivel baixar modos adicionais), HDR em tempo real, e um monte de opções de configuração. Este é um ponto muito positivo para os amantes da fotografia, como eu, que buscam ter mais controle sobre suas fotos.

Durante meus testes, descobri que o HDR em tempo real funciona perfeitamente, mas o disparo demora um pouco mais em comparação com o rápido Galaxy S5. Em uma análise mais aprofundada, vamos verificar a qualidade das imagens em diferentes situações.
Bateria
Devido ao curto período de tempo em que eu testei o dispositivo, não é possível chegar a uma conclusão precisa neste quesito. Eu só posso dizer que, quando comecei a usá-lo, a bateria de 1860 mAh mostrou 37% de carga, e quando o devolvi, cerca de 15 minutos mais tarde, o indicador mostrava 34%.

Especificações Técnicas
Veredito preliminar
A Samsung tem sido muito clara com este produto. A fabricante queria provar que pode trazer para o mercado um dispositivo compacto e elegante. Nesse sentido, eu fui convencida e acho que o Alpha pode alcançar seu público por seu design, tela e, é claro, por trazer a assinatura e software da Samsung. O Galaxy Alpha tem uma ótima pegada e é muito confortável de usar, além de ter um incrível acabamento final, fatores que também influenciam na compra.
E aí, o que você achou do Galaxy Alpha até agora?
Via: AndroidPIT Brasil
Kawan Fellipe
sábado, 6 de setembro de 2014
Postagens Relacionadas