A linha Galaxy S possui cinco aparelhos e, quando olhamos para a evolução da TouchWiz, é impossível não reconhecer o amadurecimento da UI da fabricante sul-coreana em termos de design. Se você não concorda plenamente com isso, provavelmente é porque odeia os lags do OS por causa do peso da ROM, certo?
TouchWiz - Design
Recentemente, a LG publicou um
vídeo explicando as mudanças no design gráfico da sua interface do usuário (Optimus UI) e confirmou uma "queima de gordura" em termos de design, afirmando assim um retorno ao básico. Outra equipe que decidiu retornar às linhas suaves e planas foi o time de desenvolvedores do Android que, com a introdução do Android L, trouxe as mesmas tão faladas novas linhas e formatos
flats. Porém, a TouchWiz foi a primeira UI a trazer tais características, com o lançamento do Samsung Galaxy S5, em fevereiro de 2014.
Outra característica da skin da Samsung é o fato de que chegou originalmente com o Galaxy S, em 2010, e vem sendo atualizada até os dias atuais. Com isso, o software veio amadurecendo e integrando não apenas características de desenho, como também ficou mais consistente. Quando pegamos, por exemplo, o recém anunciado Google Fit ou mesmo o LG Health, ambos os sistemas de monitoramento das atividades físicas dos usuários ainda estão bastante atrás daquilo oferecido hoje aos usuários pela Samsung. Muito disso se deve ao fato da fabricante investir antes em determinadas tecnologias e integrá-las ao sistema de forma otimizada com o tempo.
Nunca fui uma fã da TouchWiz. Lembro que quando a Samsung lançou o Galaxy S2, optei pelo HTC Desire HD por causa do Sense, mesmo tendo um hardware inferior. Entretanto, é nítida a evolução da UI da Samsung quando comparamos as mudanças inseridas com o Galaxy S3, um dos grandes dispositivos da linha em termos de interface, com a atual aparência do software da Samsung. Uma das grandes diferenças está no menu de configurações: enquanto a versão TouchWiz UX 3.0 traz um design mais criativo, as versões anteriores deixam muito a desejar com a exibição por guias:
TouchWiz - RAM/ROM
Infelizmente, por mais que o próprio
site da Samsung tente esconder o peso da TouchWiz e as consequências do seu uso em dispositivos com memória RAM de 1GB ou inferiores, não podemos esquecer que esta é uma das UIs mais pesadas do Android. Recentemente, a Samsung confirmou oficialmente que não poderá liberar o Android KitKat para o Galaxy S3 e S3 mini por causa da falta de memória RAM/ROM nos dois dispositivos:
A fim de facilitar uma atualização eficaz na plataforma Google, o desempenho do hardware, como a memória (RAM, ROM, etc), capacidades de multi-tarefa e de exibição devem atender a certas requerimentos técnicos. As versões Galaxy S3 e S3 Mini 3G vêm equipadas com 1GB de RAM, o que não os habilita a suportar a atualização da plataforma.
Entretanto, o problema desta atualização específica do OS do GS3 está diretamente relacionada à TouchWiz que, em comunhão com o Android KitKat, tornaria o uso dos dispositivos inviável.
Para contornar tal situação, alguns usuários de "nível avançado" optam pelo processo de root dos dispositivos da sul-coreana para ganhar mais do aparelho em termos de desempenho. Porém, apesar de podermos deletar alguns apps através do acesso root, a TouchWiz é o meio para integrar o OS. Assim, caso você delete todos os serviços, pode fazer com que aparelho pare de funcionar. Logo, não é possível separar completamente a TouchWiz do resto, pois tudo está conectado como parte do sistema operacional. A única solução seria instalar a ROM da CyanogenMod, por exemplo, e ganhar em performance abrindo mão dos recursos e características da UI da Sammy.
Em termos gerais, podemos dizer que a TouchWiz é o grande motivo pelo qual a Samsung trazer um carro-chefe com um hardware high end todos os anos. E, sim, conforme o software vai ganhando consistência, modelos do passado ainda sofrem com problemas de performance e atualização do OS.
Conclusão
Antes de concluir, vale lembrar que a TouchWiz é a característica visual dos dispositivos da Samsung, e isso significa que é o que torna a fabricante diferente das demais companhias que utilizam o Android como sistema operacional. Assim, o que a Samsung traz como exclusividade, também fomenta o mercado de dispositivos móveis no Brasil e no restante do mundo, pois nem todo mundo precisa optar por usar os recursos e características de software de apenas uma fabricante ou mesmo da Google.
Para concluir, em termos de design gráfico, acredito que a Samsung deu uma bela polida na UI da versão UX 3.0 da TouchWiz, ainda exclusiva do Galaxy S5. Porém, é fato que a fabricante ainda não encontrou um caminho em termos de performance e desempenho do software de acordo com o hardware de seus aparelhos. Logo, se você possui um Galaxy S4, S5, Note 3 e, em alguns meses, o Note 4, o peso da TouchWiz pode não atingir você, mas se você usa um dispositivo com RAM inferior à 1GB, aconselho a instalação de uma custom ROM para otimizar a performance do seu aparelho e a instalação de um launcher com as características da TouchWiz UX.
Kawan Fellipe
domingo, 13 de julho de 2014
Postagens Relacionadas